ADMINSTRAÇÃO DE OBRAS
A administração ou gerenciamento de obras é uma atribuição de arquitetos e engenheiros civis, regulamentada pela Lei 5.194, de 1966.
Há uma série de vantagens associadas à realização do gerenciamento pelos arquitetos. A gestão da obra é uma garantia de que a execução seguirá o projeto à risca, o que beneficia não apenas o autor, mas também seu contratante.
A função do gestor de obra é garantir que a construção seja realizada dentro do prazo estipulado, com respeito aos custos previstos e aos padrões de qualidade e desempenho dos prestadores de serviços desejados pelo cliente na obra.
Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais que têm formações e práticas diversas. Quem assume essa função deve dominar custos, contratos, prazos, ser organizado e um bom gestor de pessoas.
GESTÃO TOTAL: O gerenciamento total, que inclui a contratação de materiais,
serviços e mão de obra: no qual todos os serviços ficam centralizados em um único
gestor/escritório.
GESTÃO PARCIAL: Gestão na qual alguns itens são gerenciados pelo arquiteto,
enquanto outros (como a compra de insumos) ficam sob responsabilidade
do cliente, na qual chamamos de gestão ou acompanhamento técnico.
Independentemente do modelo adotado, fazem parte do escopo do gerenciamento:
- a elaboração do planejamento físico-financeiro da obra;
- a programação de aquisição de materiais e contratação de serviços, incluindo cronograma de suprimentos;
- o planejamento operacional e logístico da obra, incluindo o planejamento do canteiro;
- o controle e o acompanhamento das atividades executadas (gestão de mão de obra e de segurança);
- a retroalimentação do planejamento físico-financeiro.
CRONOGRAMA SINCRONIZADO
Um dos maiores desafios no gerenciamento de obra é a compatibilização dos prazos definidos pelo contratante com os de fornecedores e prestadores de serviços.
Diante de fornecedores que não são capazes de atender no prazo necessário, a solução é substituí-los. A mesma decisão deve ser tomada com a mão de obra que não atinge os resultados esperados.
Na hora de preparar esse planejamento, é preciso dar atenção especial a tudo que pode impactar significativamente no cronograma, o que inclui desde feriados e férias de profissionais até o tempo necessário para a validação de tomadas de decisão junto ao cliente. O planejamento deve, ainda, considerar todos os riscos existentes, como atrasos, falta de material, chuvas etc.
VANTAGENS EM COMPARAÇÃO A COMPRA DE IMÓVEL PRONTO ou CONTRATAR UMA CONSTRUTORA:
Temos três grandes vantagens bem definidas e de fácil compreensão
Custo final da Construção: Quando contratamos uma construtora ou empreiteiro para executar a nossa obra, vamos ter sempre o lucro alegado por esta empresa, que sempre será maior que o custo da administração da obra. Isto ocorre pela expectativa de lucro da empresa contratada e também pelas incertezas do mercado (possíveis altas de preços dos materiais) que fazem com que as empresas busquem uma margem boa de segurança para garantir o lucro e as possíveis altas dos materiais durante o decorrer da obra.
Qualidade: Contratando um terceiro para executar a nossa construção sempre surgirá a duvida em relação a qualidade e quantidade dos materiais aplicados para executar um determinado item na obra.
No cenário da administração da obra, feito por um profissional, todo controle será feito pelo arquiteto, mas o proprietário saberá o que está sendo executado em cada item e terá o arquiteto informando e discutindo a necessidade de cada particularidade existente na obra.
Todo material será escolhido em comum acordo com a flexibilidade do orçamento pré-definido inicialmente na obra, sempre buscando a melhor solução.
Personalização da Construção: Na administração da obra, o arquiteto irá juntamente com o proprietário escolher todos os materiais, principalmente os acabamento de forma que a escolha atenda sempre os anseios e vontade do cliente. Assim vamos ter certeza que vamos ter no final uma concretização do sonho inicialmente planejado.
